quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

POUPANÇA

Poupança - Veja como resgatar as perdas da caderneta da época dos planos: Verão, Collor I e II

Os poupadores que foram lesados pelos planos econômicos: Verão (janeiro de 1989), Collor I (março de 1990) e Collor II (janeiro 1991) podem reaver a correção monetária não repassada aos seus rendimentos na caderneta de poupança naquela época.
Têm direito a receber as diferenças todos os poupadores que possuíam poupança com aniversário entre:

• 1º a 15 de janeiro de 1989 (plano Verão)
• 1º a 15 de março 1990 (plano Collor I)
• 1º a 31 de janeiro de 1991 (plano Collor II)
Em todos os casos a restituição tem como base a remuneração não creditada pelos bancos por conta do pacote. Ex. O plano verão determinava que os saldos das cadernetas de poupança fossem atualizados com base no rendimento da Letra Financeira do Tesouro (LFT) e não mais pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor). Por isso, a inflação apurada em janeiro de 42,72% não foi creditada e sim o rendimento de 22,35% da LFT. A Justiça hoje reconhece aos poupadores o direito de reaver a diferença de 20,46%.

Prescrição: O prazo para ajuizar as ações do Plano Verão vence agora dia 19 de dezembro, o Plano Collor I e Collor II, somente em 2010 e 2011 respectivamente.
Quem quiser pedir o ressarcimento das perdas precisa obter os extratos bancários dos períodos, ou comprovar que solicitou os extratos ao banco.
Outras dúvidas freqüentes:

Como obter os extratos ?:
Para obter os extratos você deve comparecer na agência do banco que detinha sua conta poupança na época e solicitá-los.
Nosso escritório confecciona a cartinha de solicitação de extrato para os poupadores que não obtiverem sucesso na obtenção dos mesmos. Cabe chamar a atenção de que os bancos são obrigados a guardar os extratos por 20 anos.
Vocês entram com esta ação?
Sim, nós entramos com a ação, e para tal não cobramos nada de entrada tão somente 25% sobre os valores recebidos ao final.
Se você deseja mais informações você pode nos enviar um e-mail com a sua pergunta: raquel.diegoli@gmail.com.br, ligar para o nosso escritório (47 3363-5088) ou nos fazer uma visita no seguinte endereço: Rua 1500 nº 1014 sala 102, Centro – Balneário Camboriú/SC.