domingo, 23 de novembro de 2025

ECONOMIA & NEGÓCIOS

 Aeroportos vendidos

A Motiva (ex-CCR) está anunciando a venda de todos os 20 aeroportos da empresa para a Aeropuerto de Cancún, subsidiária da mexicana ASUR (Grupo Aeroportuário del Sureste), por R$ 11,5 bilhões. Em SC a Motiva controla os aeroportos de Navegantes e Joinville.

Operação aprovada

Pesquisa Genial/Quaest questionou sobre a operação policial de 28 de outubro que resultou na morte de 121 pessoas no Rio de Janeiro: foi aprovada por 67% da população brasileira e desaprovada por 25%. No recorte para a região Sul (SC, Paraná e Rio Grande do Sul) a aprovação foi de 74%. Parece estar valendo entre os brasileiros do Sul aquela máxima popular de que bandido bom é bandido morto.

Dia do Caçador

Para horror dos ambientalistas, foi aprovado na Assembleia Legislativa projeto de lei que institui em SC o Dia do Caçador de Javali, a ser comemorado em 3 de novembro. Esses caçadores regulamentados estão ajudando a neutralizar os imensos estragos que a espécie invasora provoca nas propriedades.

Instalação da Comarca

Foi definida para o dia 18 de dezembro a data oficial de instalação da Comarca de Guabiruba. A definição se deu em reunião no Tribunal de Justiça, presidida pelo desembargador Francisco Oliveira Neto e o Presidente do TER-SC, desembargador Carlos Civinski. Uma comitiva de Guabiruba participou do encontro, entre eles o prefeito Valmir Zirke, o vice-prefeito Cledson Kormann e o presidente da Câmara, Xande Pereira e o procurador-geral de Guabiruba, André de Oliveira Luiz.  

Luxo silencioso

Uma nova linguagem do luxo ganha forma entre os espigões de Balneário Camboriú. O empreendimento Auris Residenze se apresenta como o primeiro no Brasil engajado no movimento internacional chamado “luxo descalço” (Barefoot Luxury), que rompe com a ostentação e redefine o que significa viver bem. O primeiro edifício-árvore do Brasil, com 26 unidades e assinado pelo arquiteto Marco Casamonti, do premiado estúdio Archea Associati, traduz a elegância silenciosa de uma era em que o conforto, a saúde e a autenticidade se tornam os verdadeiros símbolos de exclusividade. O empreendimento utiliza sistemas avançados de filtragem e purificação, garantindo água potável e de alta qualidade em todos os pontos do edifício, inclusive chuveiros e torneiras. Quanto à saúde respiratória dos moradores, incorpora filtros de ar de alta eficiência e sensores e detectores de CO2 instalados em ambientes fechados e até nas garagens. Seu conceito envolve um paisagismo que inclui espécies nativas para integrar a natureza à fachada, seguindo a tendência da biofilia.

Litigiosidade

O relatório Justiça em Números 2025, disponibilizado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com dados de 2024, diz que o TJ-SC registrou 1,28 milhão de casos novos consolidando-se entre os tribunais estaduais de maior litigiosidade do país – o quarto entre os de porte médio e o sétimo considerando todos os portes. A carga de trabalho liquida por magistrado atingiu 8.011 processos.

Vício disfarçado

As cenas se repetem em bares, praças, em terminais de ônibus e até nas portas de escolas em SC: adolescentes e jovens adultos usam abertamente dispositivos eletrônicos para fumar. Chamam de vape, pod, pen. São coloridos, cheiram a bala e parecem inofensivos. Mas são terrivelmente perigosos. Desde 2009 a Anvisa proíbe a comercialização desses produtos no Brasil justamente porque, ao contrário do cigarro tradicional (que também é extremamente prejudicial à saúde), ninguém sabe ao certo o que há dentro de cada cápsula. Estudos preliminares da UFSC já encontraram octodrina (parece química da anfetamina) em amostras apreendidas. Outras substâncias cancerígenas e metais pesados aparecem com frequência nessas pesquisas. Como ainda não há regulação, não há rótulo honesto. O consumidor compra no escuro. A desinformação e o risco imperam.

INSS

Em setembro de 2022, o então candidato Lula prometeu zerar a fila do INSS. A realidade, em novembro de 2025: fila do INSS atinge patamar mais alto já registrado, com quase 3 milhões de pedidos em análise. Além do fato de que, no governo atual, ampliou-se a roubalheira dos descontos indevidos dos aposentados, a promessa de zerar a fila era pastel de vento e virou pó.

2033

A reforma tributária estabelece que a guerra fiscal se encerra em 2033. SC, que soube surfar a onda da redução de tributos – impulsionando o desenvolvimento em ritmo chinês no eixo norte da BR-101 – precisará encontrar novos atrativos para manter operações em solo barriga-verde. Nosso grande gargalo é a infraestrutura. Enquanto o Paraná já garantiu bilhões em investimentos com concessões de rodovias estaduais e federais, nossas SCs seguem em recuperação e não há novas concessões previstas. Tudo indica que o vizinho terá uma malha viária mais fluída, com menor custo logístico.

Turistas internacionais

Em um resultado que consolida SC como destino diverso e turístico, 617 mil viajantes de outros países visitaram o Estado entre janeiro e outubro de 2025, de acordo com dados da Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal. O número representa um aumento de 60,27% em relação ao mesmo período  de 2024. À época, 384,9 mil visitaram as diferentes cidades. Os dados mostram, que em apenas oito meses, entre janeiro e agosto deste ano, SC já havia superado o total de visitas de todo o ano de 2024. Em agosto, por exemplo, 16,8 mil turistas internacionais estiveram em Santa Catarina, o que representa um aumento de 44,9% em comparação ao mesmo mês de 2024.

Violência de gênero

As Universidades do Vale do Itajaí (Univali), do Sul de SC (Unisul), do Extremo-Sul Catarinense (Unesc), da Região de Joinville (Univillle) e da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), foram as primeiras a aderir ao programa do Ministério Público de SC focado no enfrentamento da violência de gênero no ambiente universitário. Entre outras ações, disponibilizarão um ponto de acesso seguro à internet para facilitar a realização de denúncias ou pedidos de orientação.

Tem que pagar

Leigos em tais assuntos imaginam que vigaristas que são condenados à prisão ficam livres de pagar, em dinheiro, o que saquearam do bolso de outros, direta ou indiretamente. Ledo engano. O Ministério Público de SC acaba de recorrer de sentença que condenou casal de empresários a penas individuais de 38 anos de prisão por sonegação milionária de ICMS, dentre outros crimes. O objetivo é que além disso devolvam tudo aos cofres públicos. A conta: R$ 63 milhões.

Terra do emprego

Santa Catarina apresenta, há quase 14 anos, as menores taxas de desemprego do Brasil e, por isso, liderou a atração de migrantes desde 2010, segundo o censo de 2022. Na última semana, o IBGE divulgou dados da pesquisa Pnad Contínua de 2024 que mostram onde e como as pessoas trabalham em SC, conhecida como “Terra do emprego”. O estado se destaca em vagas na indústria, em formalização de empresas e em home office, entre outros indicadores. Em 2024, 4,6 milhões de pessoas trabalhavam em SC, 69% do total com potencial para atuar no mercado de trabalho. O estado ficou em segundo lugar, junto com Goiás, em percentual de ocupação, só atrás do Mato Grosso. Considerando os setores econômicos, SC teve o maior percentual do Brasil de trabalhadores na indústria, 22,4%, o que corresponde a 993 mil pessoas, um pouco menos de 2023, quando teve cerca de 1 milhão no setor (23,5% do total). O comércio emprega 19,5% do total de trabalhadores, depois vem a administração pública e educação com 14,2%; serviços de informação, comunicação e atividades financeiras com 2,3%; construção 7,4% e agropecuária 5,9%. Outro destaque de SC é o trabalho noturno que cresceu de 7,2% em 2023 para 9,5% em 2024, acima da média do país, que ficou em 8,1%. O estado teve acréscimo de 114 mil pessoas mais em trabalho noturno e o total supera 475 mil. Essas pessoas trabalham principalmente em indústrias e na saúde.

Empresárias em SC

Santa Catarina tem 1,6 milhão de empresas ativas que, juntas, têm 3,28 milhões de sócios. Desse total de sócios, 1,25 milhão são mulheres empreendedoras, o que corresponde a 38,2%. Neste ano de 2025, foram abertas 256 mil novas empresas no estado com 340 mil sócios, dos quais 139 mil são mulheres, o que corresponde a 40,8% do total. Os dados são da Junta Comercial do Estado de SC (Jucesc) e foram divulgados no Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro.

Desinteresse dos jovens

Apenas 10% dos jovens catarinenses entre 15 e 17 anos estão alistados para votar, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de SC e do Censo do IBGE de 2022. Ao todo, o Estado tem cerca de 280 mil adolescentes nessa faixa etária e apenas 29 mil já possuem título eleitoral. Campanhas constantes tentam motivá-los, mas não está fácil. Pudera. Os três poderes da República, alvos diários de desmandos de toda ordem, em nada ajudam os jovens a entender que o voto é sua maior arma para mudar o lamentável estado de desmoralização política, administrativa e judicial em que vivemos.

Violência

Numa audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa para discutir o enfrentamento dos casos de violência contra professores na rede pública estadual, divulgou-se um dado alarmante. Conforme números apresentados pelo sindicato da categoria (Sinte) somente neste ano foi registrado a espantosa média de 44 casos de violência por dia letivo nas escolas estaduais.

Árvore de cristal

Junto com Rodeio, que já montou a maior árvore de Natal em crochê do país, a vizinha Pomerode não dá folga em criatividade para atrair visitantes à cidade. Está anunciando uma árvore de Natal toda feita em cristal. A Kristall Tannenbaum, com três metros de altura, terá cerca de 70 peças do famoso cristal italiano da ilha de Murano, dispostas em uma estrutura metálica fixa no chão, bem na entrada do Centro Cultural.

Atacadão

O presidente desmoralizou a Ordem Nacional do Mérito Educativo, em Brasília. Um dos destaques, conforme a própria divulgação palaciana, seria uma homenagem, com a concessão de medalha póstuma, ao falecido ex-reitor da UFSC. O que ocorreu foi uma longa e tediosa solenidade onde as honrarias foram distribuídas como se fosse um atacadão, com o agraciamento de 262 pessoas, incluindo Janja, Alexandre de Moraes, Gil do Vigor, Felipe Neto, entre outros.

Fábrica de RR$ 1 bilhão

O anúncio da nova unidade da multinacional WEG foi feito na última semana, com promessa de mil empregos diretos e até três mil indiretos. A cidade de Guaramirim, fundada em 1943 com hoje 51 mil habitantes. O território de 267,5 mil quilômetros quadrados no Norte de SC se chamava Bananal no início dos anos 1900. Tornou-se a cidade de Guaramirim, como até hoje é chamada, a partir de um decreto estadual em 1943. Ao longo das décadas, o município foi se fortalecendo econômica e culturalmente, ao ponto de, em 2025, receber investimento de quase R$ 1 bilhão de uma das maiores empresas do mundo na sua área de atuação, a WEG. Guaramirim foi, incialmente, um distrito de Joinville (Colônia Dona Francisca). A história da cidade se funde com a de municípios próximos. Em entrevista em 2024, o historiador do Arquivo Histórico Pastor Wilhelm Lange, explicou que o povoamento da região ocorreu em contexto semelhante ao de colônias como Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul.

Fatores estratégicos

A multinacional catarinense WEG revelou que Guaramirim será sede de novo parque fabril de grandes máquinas, um investimento de R$ 900 milhões. A nova fábrica terá 35 mil metros quadrados e vai gerar mil empregos diretos, além de dois a três mil indiretos. A planta fabril será baseada no bairro Poço Grande, a 3,5 quilômetros da WEG Tintas, próximo da BR-280 e da futura Rodovia Via Mar. A nova unidade será focada na produção de compensadores, turbogeradores e motores de indução de alta rotação. Além disso, a estrutura permitirá a fabricação de novos produtos essenciais, como motores, geradores e turbinas hidráulicas. A previsão é que as operações comecem em 2028. O investimento representa um novo momento para a cidade e para a WEG. Neste parque, serão fabricados produtos tecnológicos de grande porte que serão enviados para o mundo inteiro.

Balneário Camboriú e Camboriú

Balneário Camboriú e Camboriú são dois dos principais polos de desenvolvimento econômico e turístico do Litoral Norte de Santa Catarina. Enquanto Balneário se prepara para o maior Natal da história, com investimento que pode ultrapassar R$ 10 milhões, Camboriú reforça o equilíbrio entre o urbano e o rural, com expansão econômica e avanços sociais. Em conjunto, as duas cidades formam um eixo estratégico na região da Foz do Rio Itajaí-Açu, impulsionado pela cooperação regional promovida pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). A entidade, com mais de cinco décadas de atuação, tem papel central na integração de políticas públicas e no fortalecimento do turismo e da infraestrutura local. 

Novo trevo

O viaduto oeste do novo trevo da rodovia Antônio Heil (SC-486), em Itajaí, foi inaugurado recentemente. A obra chega à reta final e promete desafogar de vez o trânsito intenso no principal acesso de Brusque a Itajaí e à BR-101. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o final do ano. O corte da faixa foi feito pelo secretário de Infraestrutura e Mobilidade do estado. Ele destacou a importância da obra para melhoria do fluxo do trânsito na BR-101 e na Antônio Heil. Quatro alças já foram liberadas e este é o primeiro de dois viadutos. Chegamos no final do ano e podemos trazer mais mobilidade para o estado de SC. Sabemos do trânsito intenso que há na região, destaca o secretário. A abertura do viaduto oeste deve melhorar o fluxo para quem sai de Itajaí e acessa a BR-101. Além disso, deve facilitar o tráfego para quem sai da BR-101 e deseja acessar Itajaí.

Urbanização descuidada

Revelação feita no 9º Congresso Catarinense de Direito Administrativo, em Florianópolis, quando se discutiu os impactos da urbanização, os desafios enfrentados pelos municípios e o papel das instituições de controle na indução de políticas públicas: auditoria operacional feita pelo Tribunal de Contas do Estado nos planos diretores municipais, em setembro do ano passado, constatou que dos 295 municípios do Estado em 163 deles havia irregularidades e em 123 ele estava desatualizado. Outra auditoria, agora, constatou que o número de cidades sem plano diretor já tinha caído para 22, e aquelas com planos desatualizados eram 86. Por isso que algumas cidades de SC, mesmo as mais pequenas, já tem enormes problemas de urbanismo e mobilidade, dentre outros.

Civismo

Como se sabe, por votação recente na Assembleia Legislativa, foi para as calendas o polêmico projeto que propunha mudar, ou “atualizar” como queriam alguns, o Hino de SC. Se for levado em conta o que se viu e ouviu recentemente no estádio Heriberto Hulse, quando o Criciúma carimbou seu passaporte para a elite do futebol brasileiro em 2026, com todos os torcedores cantando de forma entusiasmada os versos de Horário Nunes Pires (Quebram-se férreas cadeias ...) em louvor à sua terra, a decisão se confirma como mais que acertada.

Acordo com credores

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) publicou os editais de convocação para o acordo de precatórios devidos pelo município de Brusque. O valor total destinado aos acordos passa de R$ 3 milhões. Os interessados devem apresentar a proposta de acordo direto com deságio de pagamento mediante preenchimento de requerimento específico via sistema, até 27 de novembro de 2025. Para as negociações em Brusque, estão disponíveis inicialmente R$ 3.018.907,50 com deságio de 10% a 40%. As propostas habilitadas permanecerão válidas até um ano após a publicação do edital ou até a contemplação de todos os habilitados, o que ocorrer primeiro.

COP 30

O senador Jorge Seif (SC) foi a tribuna criticar a condução da conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima (COP30). Disse que o evento se transformou em palco de discursos distantes da realidade do Brasil e que o país “se ajoelha a uma agenda ideológica imposta por potências estrangeiras”.

Gramado sintético

A possibilidade de a Chapecoense (através da Arena Condá) e o Atlético (Arena da Baixada, em Curitiba), integrarem a Séria A do futebol brasileiro em 2026, aumenta o número de estádios com gramado sintético. Os que já usam são o Allianz Parque, do Palmeiras; Nilton Santos, do Botafogo e Arena MRV, do Atlético-MG. O Flamengo lidera um grupo de clubes que é contrário à tecnologia e quer seu fim. Diz que compromete o desempenho dos atletas e as finanças do clube.

Bruxas

Projeto de lei na Assembleia Legislativa, proíbe festas de Halloween nas escolas de SC. Alega que nessas ocasiões são frequentes alunos com imitações de armas brancas, e que essas manifestações não contribuem com o ambiente escolar.

Alerta de golpe

A Polícia Civil de Brusque alerta a população sobre um novo tipo de golpe e furto de valores de contas bancárias, praticado por criminosos que utilizam aplicativos de mensagens. O crime é chamado de golpe do falso advogado. Eles se passam por advogados das vítimas, enviando fotos, documentos falsificados e até números de processos aparentemente legítimos. Os golpistas ligam para a vítima dizendo que o processo dela foi encerrado a seu favor e que, para receber o valor, basta participar de uma reunião virtual (vídeo-chamada) com um suposto diretor ou chefe do fórum para orientações e para conferir algumas informações. Nesse novo golpe, durante o contato, os criminosos não pedem transferência direta de dinheiro. Em vez disso, induzem a vítima a seguir um falso “procedimento de proteção de dados” durante a vídeochamada. Com o procedimento, o reconhecimento facial da vítima é capturado e usado pelos criminosos para acessar a conta bancária e realizar saques de valores expressivos.

Escolas cívico-militares

A Prefeitura de Brusque enviou à Câmara de Vereadores projeto que aumenta de dez agentes cívicos para até 40 assessores dedicados ao programa de escolas cívico-militares. O texto propõe alterações na lei que regulamenta o programa, com o propósito de adequar suas disposições aos parâmetros de constitucionalidade e viabilizar a ampliação do Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares na cidade. A prefeitura argumenta que a ampliação é medida necessária para garantir o pleno funcionamento do programa em todas as unidades educacionais contempladas, assegurando suporte adequado às ações pedagógicas, formativas e de acompanhamento aos estudantes. Atualmente, o programa funciona em quatro unidades. A proposta extingue o cargo de agente cívico, que é objeto de discussão de Ação Direta de Inconstitucionalidade, já que a contratação por tempo determinado somente é autorizada para atender situações não ordinárias da atividade administrativa. Em 2026, o programa será ampliado para duas novas unidades e em 2027, para mais duas, totalizando oito escolas.

Testagem de medula óssea

Desde 2022, o número de pessoas que precisam de um transplante de medula óssea cresceu 25,8% no Brasil. De acordo com o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea – Redome, naquele ano eram 1.637 pacientes na fila, aguardando um doador compatível, enquanto em 2024, o número passava de 2 mil. Esses dados revelam a relevância do procedimento, essencial para o tratamento de doenças graves do sangue e do sistema imunológico, como leucemias, linfomas, aplasia de medula, síndrome de imunodeficiência e mielomas múltiplos. No transplante, a medula óssea doente ou deficitária é substituída por uma saudável, o que pode, de fato, salvar a vida do paciente.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.