terça-feira, 18 de janeiro de 2011

NOVA TABELA DO FATOR DIMINUI A APOSENTADORIA

O segurado do INSS que for pedir a aposentadoria a partir deste mês terá de trabalhar até 62 dias a mais para ter direito ao mesmo valor de benefício se o pedido tivesse sido feito até novembro.
A mudança ocorre por causa da nova tabela do fator previdenciário, que entrou em vigor dia 1º de dezembro. O fator reduziu o valor do benefício de quem se aposenta jovem. Sempre que a expectativa de vida aumenta, aumenta também a incidência do fator no benefício por tempo de contribuição.
Segundo o IBGE, a expectativa de vida passou de 72,9 anos em 2008, para 73,2 anos no ano passado, base para a nova tabela do fator.
Pela nova tabela do fator previdenciário, que vai vigorar até novembro de 2011, o segurado terá uma redução média de 0,4% no valor do benefício, segundo cálculos de especialistas. É o caso de um homem que se aposenta aos 55 anos de idade e 35 de contribuição.
No ano que vem
Segundo especialistas do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, a mudança na tabela do fator seguiu o padrão dos últimos cinco anos. Entretanto, é possível que a tabela do ano que vem tenha maior variação, devido a atualização de dados de Censo 2010.
Congresso discute fim do redutor
Em maio, o Congresso Nacional aprovou o fim do fator previdenciário. A medida, entretanto, foi vetada pelo presidente Lula em junho.
Apesar do veto, há projetos que defendem a eliminação do fator e propõem a criação da idade mínima na aposentadoria por tempo de contribuição. Há ainda o projeto do fator 85/95.
Essa fórmula elimina o desconto do fator previdenciário para o trabalhador que, na soma da idade com o tempo de contribuição, alcançar o número 95, no caso de homens, ou 85, no de mulheres. O projeto está parado na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.