domingo, 6 de março de 2016


        CONHEÇA AS ALTERAÇÕES NA
   DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

A Receita Federal informa que o programa para prestar contas copiará mais informações da declaração anterior.
A Receita Federal apresentou as mudanças no programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda deste ano, que já foi liberado no site www.receita.fazenda.gov.br

Neste ano, o contribuinte vai precisar informar apenas o CPF do marido ou da mulher, caso tenha, na ficha de identificação, sem precisar escrever seus rendimentos. A Receita irá aproveitar mais dados da declaração anterior, para facilitar o preenchimento dos contribuintes que copiarem os dados da última declaração.

Até o ano passado, o Fisco puxava apenas o CNPJ da fonte pagadora. A partir deste ano, também estarão preenchidos outros campos. Por exemplo, nos casos de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), o CNPJ da empresa será puxado. O mesmo vale para poupança e outras aplicações financeiras. Os valores continuarão vindo em branco. Caberá ao contribuinte preenchê-los.

Quem recebeu atrasados na Justiça também poderá copiar dados da declaração anterior. O programa copiará o CNPJ para dedução de aposentados a partir de 65 anos ou com doenças graves.

Foi criado um botão único para verificar pendências, gravar e transmitir a declaração, chamado de “entregar declaração”. Antes essas etapas eram separadas. Se houver pendências, a declaração não será transmitida.
O prazo para entregar a declaração deste ano vai de 1º de março a 29 de abril. Estão isentos contribuintes com renda mensal de até R$ 1.903,98.  

Confira as principais mudanças
·       
Dados do marido ou da mulher

O contribuinte vai precisar informar apenas o CPF do cônjuge ou parceiro na ficha de identificação. Não será necessário detalhar os rendimentos.
·       CPF do dependente
Todo dependente com mais de 14 anos deverá ter CPF. Antes o documento era exigido a partir dos 16 anos.
·       Despesas médicas
O contribuinte que teve gastos médicos muito altos em 2015 tem mais chance de não cair na malha fina. A Receita irá cruzar os dados do paciente e de médicos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos, por exemplo. Se os números estiverem certos, o contribuinte não cairá na malha fina. Os dados do contribuinte e de seu advogado também serão cruzados.

Preenchimento mais rápido para quem copiar os dados da declaração enviada no ano anterior

·       Para aposentados e pensionistas com 65 anos ou mais

O CNPJ do INSS já aparecerá no campo destinado para declarar o desconto menor do IR. Essa informação é declarada na linha “parcela isenta de proventos de aposentadoria, reserva remunerada e pensão de declarante com 65 anos ou mais”.

·       Para benefícios isentos por acidentes ou doenças graves

O CNPJ também estará preenchido na linha “pensão, proventos de aposentadoria ou reforma por moléstia grave ou aposentadoria ou reforma por acidente de serviço” para quem fica livre do IR por doença grave ou acidente.

·       Dados da poupança e de outras aplicações financeiras

Não será preciso preencher o CNPJ do banco onde o contribuinte tem a caderneta.
·       PLR (Participação nos Lucros e Resultados)
Já aparecerá o número da empresa que pagou o bônus para o trabalhador em 2015.
·       Atrasados recebidos pelo contribuinte e por seus dependentes
O programa vai copiar o número da fonte pagadora.
·       Atenção
A Receita continuará copiando o CNPJ da empresa em que o contribuinte trabalhou no ano anterior. Em todos os casos, é necessário informar os valores recebidos no ano passado.
·       Aluguéis
O dono do imóvel que recebeu grana de aluguéis terá um campo específico para declarar os valores.
·       Pendências
Foi criado um botão para verificar pendências, gravar e transmitir a declaração. O novo botão se chama “entregar declaração”. Se o contribuinte quiser apenas verificar se há pendências, antes de enviar os dados, continuará existindo um botão para isso.

                                                               Augusto César Diegoli – acdiegoli@gmail.com                                                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.