VEJA O QUE MUDA NESTE MÊS NO
ATENDIMENTO DO INSS
O segurado precisará agendar mais serviços antes de ir à
agência. Além disso, a análise de recurso vai mudar.
Nas próximas semanas, o
INSS terá diversas novidades em seu atendimento ao segurado. Por um lado, estão
alterações que poderão ser benéficas para os trabalhadores, como a análise de
recursos digitais. Porém, outras mudanças vão aumentar a burocracia. Entre elas
está à necessidade de agendamento para consultar e imprimir o Cnis (Cadastro
Nacional de Informações Sociais), que é o extrato previdenciário.
Todas as mudanças fazem
parte da implantação do INSS Digital, que pretende disponibilizar cada vez mais
serviços pela internet. A partir do dia 10, o órgão começa a fazer as análises
automáticas de recursos protocolados por segurados que tiveram algum benefício
ou revisão negados. A análise automática será aplicada aos casos que não
dependem da análise do processo físico ou de interpretações sobre as normas e a
legislação previdenciária. A estimativa é que 40% dos processos possam sair
automaticamente. Com a mudança, os recursos devem ser encaminhados em um prazo
de 30 dias às Juntas de Recursos.
Na outra semana, a
partir do dia 16, o segurado precisará fazer o agendamento de uma série de
serviços para conseguir atendimento em um posto do INSS. Quem quiser pegar o
Cnis para conferir suas contribuições à Previdência terá que fazer agendamento
pelo 135 ou pelo site meu.inss.gov.br, após cadastrar uma senha. O extrato
também está disponível no site de serviços do INSS.
Para não perder tempo
O INSS irá alterar as
formas de atendimento a partir dos próximos dias. Os recursos de benefícios
passarão a ser analisados digitalmente. O instituto também vai aumentar o
número de serviços que precisam de agendamento. As mudanças fazem parte da
implantação do INSS Digital.
Como vai funcionar
Quando o sistema
identificar que o recurso não depende da análise do processo físico, não haverá
participação de funcionários e a revisão ou a concessão poderá sair na hora.
Estima-se que até 40% dos pedidos de recursos possam ser verificados
automaticamente antes de serem enviados à Junta de Recursos da Previdência.
Atualmente, todos os processos do tipo são analisados por funcionários antes do
envio.
·
Só com hora marcada
A partir do dia 16, o
segurado precisará agendar atendimento para conseguir uma cópia do Cnis
(Cadastro Nacional de Informações Sociais). Esse documento é um dos mais
importantes para os segurados, pois ele é usado como base na concessão da
aposentadoria. Por isso, é necessário conferir se as informações que estão na
carteira de trabalho também estão registradas no Cnis. Antes, o segurado
conseguia a emissão do Cnis indo diretamente à agência do INSS ou pelo site. A
opção de ter acesso ao documento pelo site: meu.inss.gov.br continua valendo.
·
Também será preciso agendamento para
consultar:
Histórico de crédito de
benefício; Carta de concessão; Extrato de empréstimo consignado; Extrato do
Imposto de Renda; Declaração de benefício consta/nada consta. Como agendar:
pelo telefone 135 é preciso informar nome completo e CPF; no site
meu.inss.gov.br para acessar o sistema, é necessário cadastrar uma senha de
acesso. Tenha em mãos a carteira de trabalho, pois são feitas diversas
perguntas sobre registros antigos, como nome de empresas trabalhadas, por
exemplo.
Aumento das vagas para
segurados
O INSS ampliou o total
de serviços que necessitam de agendamento para tentar aumentar o número de
vagas de atendimento.
·
Vantagens
Ao agendar a ida ao
posto, o segurado tem mais garantia de que será atendido.
·
Desvantagem
O agendamento nem
sempre é para uma data tão próxima.
·
Outros serviços agendados
Em 24 de maio, o INSS
já havia feito uma mudança semelhante, entre os serviços que precisam de
agendamento estão: atualização dos dados cadastrais do beneficiário;
transferência de benefício para outra agência; desistência da aposentadoria;
reativação de benefício.
·
O que já é automático
Os computadores do INSS
já analisam alguns tipos de benefícios e, se tudo estiver certo, a concessão
sai na hora, sem ir ao posto. Veja quais são: aposentadoria por idade;
aposentadoria por tempo de contribuição; salário-maternidade.
Agências devem focar
concessões
As recentes mudanças no
INSS, como a ampliação dos serviços realizados pela internet, têm entre suas
metas reverter uma lógica pouco produtiva quanto ao atendimento nas agências:
apenas um entre dez deles resultam em concessões de benefícios.
Segundo o presidente da
autarquia, dos 47 milhões de atendimentos realizados pelo órgão em 2016, apenas
6 milhões (12,8%) foram responsáveis por pagamentos de novos benefícios. O
número é a metade dos cerca de 12 milhões de segurados que recorrem aos postos
para a emissão do extrato do Cnis (cadastro de contribuições).
O cidadão vai lá tirar
uma fotocópia, o que pode ser feito pelo celular ou computador. Temos que tirar
da agência esse segmento, que representa quase 30% da demanda, e que não está
na fila para buscar o serviço que é a atividade-fim do INSS. A emissão do Cnis
é um dos serviços que passará a ser realizado com hora marcada a partir do
próximo dia 16.
Além dos serviços pela
internet o órgão irá ampliar acordos de cooperação com prefeituras, sindicatos
e associações para a oferta de atendimento previdenciário. Quando a gente reduz
a fila, acabamos por direcionar nossa mão de obra de ponta para ser utilizada
nas análises dos processos, observa o presidente do INSS.
Tecnologia não dispensa
ida ao posto
Apesar de ter diversos
serviços à disposição pelo portal Meu INSS, o segurado não está livre de
precisar ir aos postos da Previdência. Isso porque, para ter acesso ao sistema,
é necessário cadastrar uma senha no site respondendo a diversas perguntas sobre
trabalhos antigos e atuais. Caso o trabalhador não consiga responder ou haja
algum erro no cadastro, ele precisa ir até uma agência pedir pessoalmente o
aceso ao site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.