domingo, 8 de julho de 2018

SEUS DIREITOS...


     VEJA O QUE MUDA NESTE MÊS NO
             ATENDIMENTO DO INSS

O segurado precisará agendar mais serviços antes de ir à agência. Além disso, a análise de recurso vai mudar.

Nas próximas semanas, o INSS terá diversas novidades em seu atendimento ao segurado. Por um lado, estão alterações que poderão ser benéficas para os trabalhadores, como a análise de recursos digitais. Porém, outras mudanças vão aumentar a burocracia. Entre elas está à necessidade de agendamento para consultar e imprimir o Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que é o extrato previdenciário.

Todas as mudanças fazem parte da implantação do INSS Digital, que pretende disponibilizar cada vez mais serviços pela internet. A partir do dia 10, o órgão começa a fazer as análises automáticas de recursos protocolados por segurados que tiveram algum benefício ou revisão negados. A análise automática será aplicada aos casos que não dependem da análise do processo físico ou de interpretações sobre as normas e a legislação previdenciária. A estimativa é que 40% dos processos possam sair automaticamente. Com a mudança, os recursos devem ser encaminhados em um prazo de 30 dias às Juntas de Recursos.

Na outra semana, a partir do dia 16, o segurado precisará fazer o agendamento de uma série de serviços para conseguir atendimento em um posto do INSS. Quem quiser pegar o Cnis para conferir suas contribuições à Previdência terá que fazer agendamento pelo 135 ou pelo site meu.inss.gov.br, após cadastrar uma senha. O extrato também está disponível no site de serviços do INSS.

Para não perder tempo
O INSS irá alterar as formas de atendimento a partir dos próximos dias. Os recursos de benefícios passarão a ser analisados digitalmente. O instituto também vai aumentar o número de serviços que precisam de agendamento. As mudanças fazem parte da implantação do INSS Digital.

Como vai funcionar
Quando o sistema identificar que o recurso não depende da análise do processo físico, não haverá participação de funcionários e a revisão ou a concessão poderá sair na hora. Estima-se que até 40% dos pedidos de recursos possam ser verificados automaticamente antes de serem enviados à Junta de Recursos da Previdência. Atualmente, todos os processos do tipo são analisados por funcionários antes do envio.

·        Só com hora marcada
A partir do dia 16, o segurado precisará agendar atendimento para conseguir uma cópia do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Esse documento é um dos mais importantes para os segurados, pois ele é usado como base na concessão da aposentadoria. Por isso, é necessário conferir se as informações que estão na carteira de trabalho também estão registradas no Cnis. Antes, o segurado conseguia a emissão do Cnis indo diretamente à agência do INSS ou pelo site. A opção de ter acesso ao documento pelo site: meu.inss.gov.br continua valendo.

·        Também será preciso agendamento para consultar:

Histórico de crédito de benefício; Carta de concessão; Extrato de empréstimo consignado; Extrato do Imposto de Renda; Declaração de benefício consta/nada consta. Como agendar: pelo telefone 135 é preciso informar nome completo e CPF; no site meu.inss.gov.br para acessar o sistema, é necessário cadastrar uma senha de acesso. Tenha em mãos a carteira de trabalho, pois são feitas diversas perguntas sobre registros antigos, como nome de empresas trabalhadas, por exemplo.

Aumento das vagas para segurados

O INSS ampliou o total de serviços que necessitam de agendamento para tentar aumentar o número de vagas de atendimento.
·        Vantagens
Ao agendar a ida ao posto, o segurado tem mais garantia de que será atendido.
·        Desvantagem
O agendamento nem sempre é para uma data tão próxima.
·        Outros serviços agendados
Em 24 de maio, o INSS já havia feito uma mudança semelhante, entre os serviços que precisam de agendamento estão: atualização dos dados cadastrais do beneficiário; transferência de benefício para outra agência; desistência da aposentadoria; reativação de benefício.
·        O que já é automático
Os computadores do INSS já analisam alguns tipos de benefícios e, se tudo estiver certo, a concessão sai na hora, sem ir ao posto. Veja quais são: aposentadoria por idade; aposentadoria por tempo de contribuição; salário-maternidade.

Agências devem focar concessões

As recentes mudanças no INSS, como a ampliação dos serviços realizados pela internet, têm entre suas metas reverter uma lógica pouco produtiva quanto ao atendimento nas agências: apenas um entre dez deles resultam em concessões de benefícios.
Segundo o presidente da autarquia, dos 47 milhões de atendimentos realizados pelo órgão em 2016, apenas 6 milhões (12,8%) foram responsáveis por pagamentos de novos benefícios. O número é a metade dos cerca de 12 milhões de segurados que recorrem aos postos para a emissão do extrato do Cnis (cadastro de contribuições).
O cidadão vai lá tirar uma fotocópia, o que pode ser feito pelo celular ou computador. Temos que tirar da agência esse segmento, que representa quase 30% da demanda, e que não está na fila para buscar o serviço que é a atividade-fim do INSS. A emissão do Cnis é um dos serviços que passará a ser realizado com hora marcada a partir do próximo dia 16.
Além dos serviços pela internet o órgão irá ampliar acordos de cooperação com prefeituras, sindicatos e associações para a oferta de atendimento previdenciário. Quando a gente reduz a fila, acabamos por direcionar nossa mão de obra de ponta para ser utilizada nas análises dos processos, observa o presidente do INSS.

Tecnologia não dispensa ida ao posto

Apesar de ter diversos serviços à disposição pelo portal Meu INSS, o segurado não está livre de precisar ir aos postos da Previdência. Isso porque, para ter acesso ao sistema, é necessário cadastrar uma senha no site respondendo a diversas perguntas sobre trabalhos antigos e atuais. Caso o trabalhador não consiga responder ou haja algum erro no cadastro, ele precisa ir até uma agência pedir pessoalmente o aceso ao site.






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