SAIBA INCLUIR TRABALHOS NO INSS
E SE APOSENTAR SEM SAIR DE CASA
INSS liberou a correção de salários e vínculos por
telefone. Segurado terá de enviar documentos.
O trabalhador que está perto de se aposentar agora
pode acertar vínculos trabalhistas e salários que, por algum motivo, não estão
corretamente anotados no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Desde
15 de maio, a atualização é solicitada diretamente ao INSS pelo telefone 135.
Falhas nos registros do INSS são comuns e a correção
pode garantir a concessão da aposentadoria ou resultar em um benefício melhor,
por meio de revisão.
As alterações são muito relevantes, pois visam
corrigir eventuais erros que surjam no cadastro, como divergências quanto ao
salário recebido, período de trabalho, nome de empresas em que trabalhou, entre
outras.
Essas inconsistências podem acontecer com vários
segurados, mas quem venceu ações trabalhistas deve redobrar a atenção, pois
grande parte delas interfere no cálculo de benefícios previdenciários e é
preciso pedir a alteração do Cnis.
Após solicitar a retificação, o segurado deverá enviar
documentos que comprovem vínculos e tempo de contribuição pelo Meu.INSS. Com a
pandemia, a melhor forma de obter documentos é por email ou por telefone do RH
da empresa. Se tem em casa a rescisão ou o aviso prévio, por exemplo, provas que
demonstram a data divergente, já pode solicitar a retificação, não precisa
esperar o retorno da empresa.
O andamento pode ser acompanhado pelo Meu INSS. Se
cadastrou email ou celular para receber notificações, será informado sobre as
modificações na análise do pedido.
Quem deseja acertar contribuições atrasadas pode
solicitar o cálculo e a guia de pagamento pelo Meu INSS. A decisão requer a
cautela, pois há juros e multa.
Também é preciso comprovar o exercício de atividade
remunerada como autônomo antes de pagar essas contribuições. Se fizer o
pagamento sem essa prova, corre o risco de perder o dinheiro que pagou.
Como acertar suas contribuições (Central 135)
O INSS autorizou os segurados a pedirem a distância a
inclusão de períodos de contribuição que não aparecem no Cnis. A correção de
vínculos é importante para garantir a concessão de benefícios, como a
aposentadoria, ou um cálculo melhor da renda. O pedido deve ser feito pelo
telefone 135 e o segurado deve encaminhar os documentos que comprovem as
contribuições pela internet, no Meu INSS.
·
Passo a passo
para a retificação
O trabalhador deve providenciar os documentos que
comprovem os vínculos trabalhistas que não estão no Cnis. Depois, precisa ligar
para o telefone 135 e pedir para fazer a correção no seu Cnis.
O funcionário do INSS vai abrir, pelo CPF do segurado,
uma tarefa no Meu INSS para a inclusão dos documentos que comprovem os
vínculos. O segurado deve anexar os documentos.
·
Fique atento a
períodos curtos
Pequenos períodos de contribuição podem fazer
diferença no valor da renda. Em caso de contratos de trabalho temporário, que
duram até seis meses. Esses vínculos são oficiais e devem ser informados pelo
patrão ao INSS. Caso pequenos períodos não apareçam no Cnis, eles devem ser
incluídos.
·
Como incluir
os documentos
Antes de acessar o sistema para protocolar os
requerimentos, organize e digitalize toda a documentação, pois o sistema expira
ao ficar inativo por algum tempo. A documentação deve estar no formato de
arquivo PDF. Se o documento não for original, a cópia precisa ser autenticada.
Digitalize os documentos seguindo a ordem informada
pelo INSS para o benefício que será solicitado. Sempre que possível, digitalize
os documentos em um arquivo único. O anexo não pode aultrapassar o tamanho de
30 MB.
Atenção
O pedido só pode ser feito pelo telefone 135. Quando
as agências do INSS reabrirem, será possível entregar os documentos
pessoalmente, mas após agendamento pela central do órgão.
O que pode ajudar na hora de pedir a aposentadoria
·
Ficha de
registro ou livro de registro dos empregados
O documento é requisitado quando não é possível
utilizar as anotações na carteira profissional para comprovar vínculos
empregatícios. Se a empresa fechou, o síndico da massa falida mantém o livro de
registro de funcionários. Neste caso será necessário fazer uma busca na Junta
Comercial.
·
Contrato de
trabalho temporário
Se o trabalho é temporário, é necessária a assinatura
de um contrato individual. Para ser válido, o documento deve ter as datas de
início e término do vínculo.
·
Extrato
analítico do FGTS
O documento contém os registros dos depósitos do Fundo
de Garantia na conta vinculada do trabalhador e serve como índice de prova do
tempo de contribuição para a Previdência. A cópia do extrato analítico do FGTS
deve ser solicitada à Caixa Econômica Federal.
·
Tempo de aluno
aprendiz
A atividade é considerada tempo de contribuição nos
casos em que o aluno recebia pagamento. É preciso pedir a Certidão de Tempo de
Aluno Aprendiz à escola onde a atividade foi exercida.
·
Rais
A Rais (Relação Anual de Informações Sociais) contém
datas de entrada e saída de empregos. Se necessárias, cópias de declarações
antigas podem ser solicitadas à Superintendência Regional do Trabalho.
·
Serviço
militar
O período de serviço às Forças Armadas conta para a
aposentadoria. É necessário apresentar ao INSS o Certificado de reservista.
Tempo sem pagamento
O INSS liberou também a possibilidade do cálculo de
contribuições em atraso por meio do 135. O segurado que ficou algum período sem
contribuir poderá solicitar que o INSS faça os cálculos do valor devido em atraso
e, então, será emitida uma guia para o pagamento.
A guia emitida poderá contemplar os últimos cinco anos
de atraso. É preciso comprovar, com documentos da época, que trabalhava como
autônomo. Cuidado, pois o pedido pode ser um reconhecimento de uma dívida ao
INSS.
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